top of page

Vice-prefeito de Palmitinho participa de audiência sobre licenças ambientais na Fepam


O vice-prefeito de Palmitinho, Elisandro da Silva, participou de importante audiência com representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), na última quinta-feira, dia 31 de agosto.


O objetivo do encontro foi solicitar agilidade na liberação de licenças ambientais, principalmente para a instalação de novos empreendimentos para suinocultura no município e na região, tendo em vista a grande demora no processo de liberação.


Conforme Elisandro, atualmente, a Regional Santa Rosa é responsável pelos processos em uma grande região que abrange também 98 municípios o que resulta em uma demora para a liberação de processos. – Esta não é uma demanda somente de Palmitinho, mas também dos municípios da Amzop e de diversos outros municípios que enfrentam dificuldade com a demora das licenças, o que acaba afetando o atraso no alojamento dos suínos e consequente grande perda a esses suinocultores, destaca.


De acordo com Elisandro, que também é suinocultor e atualmente Coordenador da Câmara Técnica Regional da Suínocultura, “a reunião foi muito produtiva e há uma grande expectativa dos suinocultores da região sobre um bom retorno quanto a demanda entregue a Fepam”, ressalta.


Durante a audiência, as lideranças solicitaram a autorização para que os municípios, através do Setor Ambiental, possam emitir as licenças para empreendimentos com maior número de suínos alojados. – Atualmente os municípios podem emitir licença para empreendimentos com alojamento de até 3 mil suínos do sistema crechário, 1,5 mil no sistema terminação e 600 no sistema UDP. Nosso pedido é para que esses números sejam aumentados para 1,5, 3 e 6 mil respectivamente, relata Elisandro.


O vice-prefeito esteve acompanhado do Prefeito de Cristal do Sul, Otelmo Reis, que representou a Associação dos Municípios da Zona da Produção(AMZOP).








Fonte: Ascom/Prefeitura Palmitinho

Comments


bottom of page