Última Superlua de 2025 pode ser vista na noite desta quinta-feira(04)
- Dejair De Castro
- há 52 minutos
- 1 min de leitura

A última superlua de 2025 poderá ser observada no céu de todo o Brasil e do mundo na noite desta quinta-feira, 4 de dezembro. O fenômeno ocorre quando a lua cheia coincide com o perigeu—o ponto de maior aproximação do satélite natural com a Terra.
O momento exato da superlua varia conforme o fuso horário. As outras superluas de 2025 foram registradas em 7 de outubro e 5 de novembro.
Dicas para observação
O Observatório Nacional recomenda algumas práticas para aproveitar ao máximo o fenômeno:
Buscar locais com boa visibilidade do horizonte, longe de poluição luminosa.
Observar a Lua nas primeiras horas após o nascer, pois sua aparência próxima ao horizonte pode gerar um efeito visual de maior impacto.
O termo "Superlua"
A astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, explica que o termo "superlua" não possui uma base científica, tendo sido criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Ele definiu o fenômeno como qualquer lua cheia que ocorresse no perigeu ou a até 90% de proximidade dele.
Devido à falta de rigor científico, há divergências sobre o que a caracteriza. Algumas instituições consideram superlua aquela que ocorre a 360 mil quilômetros ou menos da Terra. Outras consideram a que ocorre em um intervalo curto de tempo em relação ao perigeu.
Apenas as superluas de 5 de novembro e a desta quinta-feira (4 de dezembro) se enquadram no critério de estarem a menos de 360 mil quilômetros da Terra. No critério mais restritivo (diferença de 12 horas ou menos entre Lua Cheia e perigeu), apenas a superlua de 5 de novembro é considerada "autêntica".




.jpg)
Comentários